domingo, 6 de abril de 2014

Purê de abobora oriental

 Purê de abobora oriental (Panelaterapia)

Ingredientes

1/2 abóbora japonesa
1/2 cebola
1 pedaço de 4 cm de gengibre
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite
água suficiente para cozinhar a abóbora
200 ml de leite de coco
1 cubo de caldo de legumes
sal e pimenta-do-reino a gosto (não usei)

Modo de Preparo

1. Descasque a abóbora e corte em cubos de 2 cm.

2.  descasque e pique a cebola, o gengibre e o dente de alho.

3. Numa panela média, coloque o azeite e leve ao fogo médio. Quando esquentar, acrescente a cebola e refogue até ficar transparente. Junte o alho e o gengibre e misture rapidamente. Não deixe o alho dourar.

4. Coloque os cubos de abóbora e refogue, mexendo sempre, até que ela perca o aspecto de crua. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

5. Adicione a água e deixe cozinhar até a abóbora ficar macia (eu fui colocando água devagar até estar bem cozida )e a água secar completamente.

6. junte o leite de coco aos poucos até dar o ponto desejado de purê.acrescente o caldo de legumes,e deixe mais um pouco no fogo até engrossar um pouco,caso queira antes de colocar o leite de coco passar a abóbora no espremedor de batatas( eu não passei pois a abóbora fica bem  macia e se desmancha facilmente)
servir quente.

 abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.Possui também bastante água e fibras.
(maisequilibrio.com.br)
Incluir o gengibre na dieta é uma alternativa que pode trazer diversos benefícios à saúde. As propriedades desta raiz chegam a ser consideradas farmacêuticas e atuam em muitas áreas, ajudando desde o controle de uma inflamação até a perda de peso.
O gengibre é utilizado como um remédio caseiro pelos orientais há pelo menos cinco mil anos. Ainda hoje, a eficiência desta raiz pode ser comparada com remédios industrializados, resultantes de diversas misturas químicas.
Em declaração à revista Viva Saúde, a nutricionista Flávia Bulgarelli, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) explica que o chá de gengibre pode ser usado no combate à gripe e resfriados, aliviando a garganta e as vias respiratórias. Além disso, ele também é eficiente no combate à ressaca.
Outros benefícios do gengibre estão diretamente relacionados à boa forma. Ele acelera o metabolismo e a queima de calorias, reduz a gordura localizada, controla a ansiedade e ainda aumenta a sensação de saciedade. Por todos estes motivos ele é um aliado indispensável a quem quer se manter saudável e em dia com a balança.
O gengibre pode ser consumido de diferentes maneiras. O chá é uma das formas eficientes para tratar infecções. Para emagrecer a dica é misturar uma colher de gengibre ralado ao suco de limão. Mas, ele também pode ser consumido em pedaços, da maneira que melhor lhe aprouver.
http://www.tribunadabahia.com.br/

15 comentários:

  1. Eita coisa boa adorei amo essa abobora.....hum hum

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rosinha!!!

    Minha amiga, adorei esse puré de abobora, e como ca em casa usamos imensa abobora, quer na sopa, quer em outras comidas, vou experimentar com toda a certeza...

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  3. Rosinha sabe que prefiro o puré de abobora ao puré de batatas, o teu ficou com aspecto super delicioso, boa semana beijos !!!

    ResponderExcluir
  4. Rosinha que delícia!! Adoro abóbora e ainda sendo acompanhada de gengibre e leite de coco...humm...tudo de bom, um purê de sabor super especial!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. que delicia amiga amei demais adoroas receitas do panela bjus

    ResponderExcluir
  6. Ficou lindo ,achei interessante levar leite de coco.
    Deve ter ficado uma delicia
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Hum que belo puré a cor é linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, a minha avó contava que não suportava abóbora quando era criança e que apanhou muito p/poder pelo menos comer, mesmo sem gostar.
    Eu ao contrário adoro e n/precisei nunca apanhar p/comer kkk
    Essa receita parece especial, vou experimentar
    Bjssss querida e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  9. Que delicinha Rosinha, adorei !!!, bjs e uma super semana, Ana ♥...

    ResponderExcluir
  10. Rosinha que purê delicioso. Adoro abóbora com gengibre acho que combinam muito bem entre si, gostei da adição do leite de coco. Bela receita amiga. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  11. Rosinha querida,
    sou amante de tudo que leva abóbora, esse purê ficou bom demais!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ficou com uma aparência nota dez, Rosinha!
    Eu amo essas delícias, receita anotadíssima, vou fazer!
    Desejo um dia muito feliz! Bjo

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga, passando p/trazer teu pratinho de massa ok? kkkkk
    Passando mesmo p/deixar bjsss e desejar umarde linda p/vcs...

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Abóbora é tudo de bom!
    Gosto de todos os pratos feitos com abóbora! Este está com uma cara ótima!
    Fiquei com água na boca!
    Obrigada por compartilhar!
    Com carinho

    Blog- Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!
    Fan Page Femme Digital

    ResponderExcluir