quarta-feira, 9 de abril de 2014

suco de manga e maracujá refrescante

 Suco de Manga refrescante (Guloso e Saudável)

1 manga grande
1 unidade de maracujá (pulsar a polpa do maracujá com um pouco de água no liquidificador coar para eliminar as sementes)
água gelada
hortelã fresca
gengibre (eu usei 1 pedaço de 4 cm )
1 colher de sopa de suco de limão

lavar bem a manga descasque pique a manga e coloque no liquidificar junto com maracujá ,acrescente o hortelã,o gengibre o suco de limão acrescente a água gelada bater bem e servir.
caso queira pode adoçar a gosto.

 Os benefícios da manga para a saúde:

Ajuda a prevenir vários tipos de câncer ou cancro e leucemia.
A manga é uma fruta rica em antioxidantes. A manga ajuda a prevenir o cancro ou câncer do cólon e de próstata. Também ajuda a prevenir a leucemia.

Ajuda a melhorar a visão.
A manga é rica em vitamina A, nutriente essencial para a saúde dos olhos.

Ajuda na produção de células vermelhas do sangue.
A manga é rica em cobre. O cobre atua na produção das células vermelhas do sangue.

Ajuda a combater a acidez no estômago e a alcalinizar o organismo.
A manga possui nutrientes responsáveis por alcalinizar todo o organismo. Tais nutrientes também combatem a acidez no estômago.

Ajuda a melhorar a memória e a concentração.
A manga é rica em ácido glutâmico que ajuda a melhorar a memória e a concentração.

Ajuda na digestão.
A manga possui enzimas que influenciam no processo de digestão.
A manga é uma boa fruta para quem sofre de indigestão e acidez do estômago.

Ajuda a diminuir o colesterol.
A manga é uma boa fonte de vitamina C, pectina e fibras. Estes nutrientes ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue.http://dieta-alimentar.blogspot.com.br/
Maracujá
Além do sabor azedo, que cai bem no clima tropical, o maracujá é recheado de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. "O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio", enumera a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. "Ele conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel", acrescenta a nutricionista Vanderlí F. Marchiori, de São Paulo. 

100% aproveitável 

E não é só a polpa que merece atenção. Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a casca do maracujá evita os picos de insulina, muito perigosos para os diabéticos, combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer. Nas sementes, por sua vez, pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha ou até em cosméticos, graças à sua ação emoliente e antioxidante. E as folhas do maracujazeiro oferecem igualmente benefícios. Nelas fica a maior parte dos ativos por trás da ação tranquilizante. 
Os cientistas já perceberam que essa planta guarda muitas outras surpresas. A aposta nela é tão grande que foi criada uma associação de pesquisadores para desvendar seus segredos. "Ela é composta de 27 instituições brasileiras de renome, como a Universidade de São Paulo e a Universidade de Brasília, além de duas internacionais", conta a pesquisadora Ana Maria Costa, da Embrapa Cerrados, que coordena a rede. "Uma das metas é estudar as variedades de espécies nativas, estimadas em cerca de 200", ela explica. Tanto empenho tem valido a pena. A equipe descobriu que algumas delas combatem o diabete, os problemas do coração, as enxaquecas, o estresse, a tensão pré-menstrual, os tremores e a obesidade, além de contribuírem para a regeneração celular. "Muitas não são conhecidas pelo público, por isso agora estamos trabalhando com o intuito de colocá-las no mercado, o que deve acontecer em breve", diz Ana Maria. 

Ele é mesmo calmante?

Sim. Ele contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. "Por isso ajudam a combater a ansiedade, a depressão e os distúrbios do sono", esclarece Paula Fernandes Castilho, especialista também em fitoterapia. "Mas não é indicado usar as folhas diretamente para fazer chá em casa, já que elas têm compostos tóxicos", alerta Ana Maria Costa.

Como aproveitá-lo

Folhas: com elas são feitos medicamentos e chás. Mesmo quem não aprecia o gosto pode tirar proveito de sua ação calmante usando a infusão como base de sucos.
Fruto: é rico em nutrientes e seu suco é ingrediente precioso em receitas como mousses, bolos, molhos para salada, vinagretes e até farofas.
Casca: ela é rica em pectina, um tipo de fibra que arrasta gorduras para fora do organismo. É consumida na forma de farinha, misturada em sucos e iogurtes.
Sementes: trituradas, entram na fabricação de esfoliantes. Já o óleo extraído delas serve para temperar saladas.http://mdemulher.abril.com.br/

Benefícios do Hortelã

Ideal para ser plantado numa pequena horta caseira, a hortelã é uma erva rica em cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B e C, que possui ação estimulante e tônica para o aparelho digestivo, além de ser antisséptica, anestésica, calmante, servindo ainda como vermífugo. Sem contar o sabor que ela traz à culinária.
O chá da infusão de 2 gramas de folhas secas de hortelã, como 100 ml de água, se tomado após as refeições, é ótimo para a digestão. Também é bom para reduzir a fome. Se o problema for dor abdominal, o ideal é tomar um copo de leite morno com folhas de hortelã.
Quem sofre de insônia pode aproveitar as propriedades calmantes da hortelã, basta ingerir, 30 minutos antes de deitar, a infusão de uma pitada de folhas frescas de hortelã em uma xícara de água fervente, abafar por 10 ou 15 minutos, filtrar e beber.http://vilamulher.com.br/

17 comentários:

  1. Que delícia Rosinha, vou experimentar com toda certeza, bjs e uma boa tarde, Ana ♥...

    ResponderExcluir
  2. Minha querida, olá!
    Sabe, não resisto à manga + maracujá.
    Um suquinho cai tão bem!
    Super obrigada pelas informações, viu? Excelente!
    Amei o veuzinho cobrindo a jarra - que capricho!

    Fiquei muito feliz em poder contar contigo lá no Femme Digital - sabia que vc não faltaria! :-)
    Bjs e que Deus mto a abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma receitinha p/levar kkk
    Na minha casa quase não entra refrigerante, é mais suco mesmo.
    Como eu não gosto muito de frutas, a maneira que encontrei p/consumir foi em sucos.
    Bjssssss amiga e uma tarde bem linda p/vcs

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.
    Além de deliciosos e refrescantes ainda fazem bem a saúde,ótima opção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosinha, qto tempo, suco é sempre uma deliciosa opção, o seu está deliciosamente refrescante.
    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Um sumo com dois frutos que adoro tem ser uma delicia
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Hummm parece mesmo delicioso, além de refrescante um suco natural não tem igual! Amei a receita Rosinha, vou levar para experimentar! Desejo uma noite agradável e feliz! Bjo

    ResponderExcluir
  8. Eu já fiz várias misturas, mas essa ainda não...
    e como adoro manga, com certeza vou amar essa união!
    Gostei de saber dos benefícios!
    Um bejim pra você!

    ResponderExcluir
  9. Hummmm, que bom!!! Eu tomava o jarro todo!
    Já tive uma hortelã, mas secou, tenho de comprar outra!
    Beijinhos, bom dia!

    ResponderExcluir
  10. Ola Rosinha bom dia

    Nossa que esse seu sumo vinha mesmo a calhar, ate porque por aqui o sol esta brilhando e o calor ja se começa a sentir!!!

    Adoro manga e maracuja a sua junçao so pode mesmo resultar numa delicia!!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  11. Duas frutas que adoro, seu suco ficou com uma cor linda Rosinha, super refrescante. Adorei a telinha que cobre a jarra amiga. Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Rosinha,
    Somos muito fãs de fruta, incluindo sucos, este é refrescante e delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  13. Olá Rosinha: gosto imenso de manga e costumo fazer sumo de manga e laranja,mas adorei esta sugestão. Deve ser deliciosa e refrescante.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  14. Adorei a dica do suco, meus filhos adoram beber suco junto com as refeições. Gosto muito de hortelã, vou providenciar uma muda, gosto de fazer chá e usar no chimarrão.
    Bjos tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  15. Rodinha querida,
    amo sucos naturais, esse ficou tudo de bom , vou fazer!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga, a campainha tocou, mas quando abri aporta não vi ninguém kkkkkk
    Bjsssssssss e uma noite abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  17. Combinação perfeita essa né, Rosinha??? Eu gosto de fazer picolé com esse sabor. Fica uma delícia!!

    Bjuuuuu!!!

    ResponderExcluir