terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Caçarola de lentilhas e salsicha vegetal e brócolis

Nessa época de Quaresma minha filha não come carne,vi no Blog Rapa Tachos da São essa receita (só que a receita dela era salsicha bovina)

1/2 xícara de chá de lentilhas cozidas (cozinhei só com água e sal)
3 salsichas vegetal cortados
usei 1/2 brócolis cozidos no vapor
1 cenoura média cozida no vapor
1 cebola
azeite
oregano fresco (na receita original e tomilho mas não tinha)

refogar no azeite a cebola,acrescente as salsichas e deixe dourar um pouco,acrescente o brócolis e a cenoura deixe refogar um pouco e no final acrescente as lentinhas verificar o sal r acrescente o oregano ou caso tenha o tomilho mexer bem e servir.

alguns beneficios da lentilha
As Lentilhas são baixos em calorias e rica em nutrição. Comê-los pelo menos uma vez por semana é uma ótima maneira de adicionar os benefícios para saúde destes saborosos legumes para sua dieta.
Benefícios da Lentilhas Para Coração: Estudos descobriram que as pessoas que comem legumes de alta fibra como lentilhas têm um risco muito reduzido de doença cardíaca. Os altos níveis de folato e Magnésio da Lentilhas também percorrer um longo caminho para proteger o coração.
Lentilhas Estabilize o Açúcar no Sangue: Devido ao seu alto teor de fibras, Lentilhas ajudam na regulação do açúcar no sangue, fornecendo, a energia de queima lenta estável e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
Lentilhas é Rico em Ferro: As Lentilhas são carregados com Ferro e são uma ótima maneira de repor os estoques de ferro do organismo, especialmente para as pessoas que não comem carne vermelha como vegans e vegetarianos.
http://www.saudedica.com.br/
benefícios do brócolis
Tem gente que torce o nariz só de olhar para eles, mas a quantidade de nutrientes que os brócolis fornecem é um bom incentivo para mudar de ideia e incluir o vegetal na dieta. "Ele é ótima fonte de ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas A e C", afirma a nutricionista clínica e esportiva Myrla Merlo, da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte. Diversos estudos científicos apontam os benefícios dos brócolis à saúde: proteger o coração, melhorar o funcionamento do intestino e até reforça r imunidade estão na lista. Confira a seguir sete dessas vantagens e as melhores formas de consumir mais essa alternativa saudável. 
"Em 100 gramas de brócolis cozidos, há aproximadamente 50 mcg de ácido fólico ou vitamina B9", afirma a nutricionista Ingrid Bigotto, da Oligoflora SPA. Segundo ela, há estudos apontando a ação dessa vitamina na regulação das concentrações de homocisteína - quando esse aminoácido está presente no sangue, em grandes concentrações, aumenta o risco de doenças cardíacas. 

"O ácido fólico também é importante para garantir uma gravidez saudável, melhorar a imunidade do organismo, beneficiar o sistema nervoso e permitir o bom desenvolvimento das células sanguíneas, ou seja, evitar a anemia", afirma a nutricionista Myrla.  
http://www.minhavida.com.br/

Diferenças entre ferro heme e ferro não heme
O ferro heme apresenta uma alta biodisponibilidade, ele está presente nos alimentos de origem animal. Você já deve ter ouvido falar que a carne proporciona muito mais ferro do que o feijão, isso ocorre porque o ferro da carne é heme, logo é altamente biodisponível. Outros alimentos que são fontes de ferro heme, são: fígado, peixes, fígado, vísceras. A absorção do ferro heme pelo organismo é de 15 a 35% .
O ferro não heme é aquele que é menor absorvido pelo organismo. Ele está presente nos vegetais (principalmente os verde escuros), cereais, leguminosas, raízes.  A absorção do ferro não heme varia de 2 a 20%, aliado aos alimentos que são fontes de vitamina C, o ferro não heme torna-se melhor biodisponível para o organismo.
http://www.nutricaoemfoco.com/

Procure introduzir em sua dieta frutas e sucos citricos para ajudar na absorção do ferro  não heme no organismo.

6 comentários:

  1. Querida Rosinha!
    Suas lentihas me deixaram com vontade de me servir desse prato, gosto muito de lentilha. E as explicaçoes de seus benefícios são fantásticas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa receita e dados, mas nunca tinha ouvido falar da salsicha vegetal.
    Vou ver se acho por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Rosinha querida,
    pra mim essa salsicha é novidade, obrigada por compartilhar@
    Eu amo lentilhas, seu prato ficou show, amei!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  4. Rosinha, vc está aguçando a curiosidade das amigas com essa salsicha. Deve ser bem especial mesmo p/quem quer abulir ou diminuir o consumo de carne.
    Eu não conheço, mas gostei da novidade...
    Bjsssss minha amiga

    ResponderExcluir
  5. Rosinha nunca provei essa salsicha vegetal, vou procurar no mercado. Adoro lentilhas. Essa caçarola, ficou de dar água na boca. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Rosinha, não como carne e adorei este prato vegetariano tão nutritivo!!!
    Costumo comprar salsichas de soja.
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir